domingo, 24 de julho de 2016

Arnaldo Duran revela que está com doença degenerativa


O jornalista Arnaldo Duran, 64 anos, usou seu perfil no Facebook, nesta quarta-feira, para divulgar que foi diagnosticado com a Síndrome de Machado-Joseph, que, segundo o próprio, é degenerativa, sem cura e fatal. Esta doença é a mesma que matou, no início do mês, o ator Guilherme Karam.

De acordo com o depoimento que postou em vídeo em seu perfil oficial do Facebook, ele descobriu estar com a síndrome, que também atinge outras pessoas da família, em fevereiro de 2015. Na legenda da gravação, Duran escreveu que “A doença não é contagiosa. Mas como é rara, desconhecida, há muito preconceito”.

“A síndrome também é chamada de ataxia cerebelar, uma disfunção dos neurônios do cerebelo, parte do cérebro que é responsável pelo equilibro do corpo, coordenação motora, deglutição, capacidade de falar e até de respirar. A ataxia é confundida com mal de Parkinson ou embriaguez, por causa do andar trôpego e da dificuldade de falar conforme os sintomas avançam. Mas nós não bebemos bebidas alcoólicas. Ainda não há medicamento, mas desde 2010 eu frequento uma instituição que promove a fé não emotiva, não religiosa e que tem me ajudado bastante. Depois e volto a falar sobre o assunto. Obrigado por me ouvirem”.

Fonte: Jornal Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário