domingo, 24 de julho de 2016

"Verdades Secretas" em DVD tem mais drogas e "nudes"


Saudades de "Verdades Secretas"? A novela, exibida pela Globo em 2015, foi lançada agora em DVD com "cenas estendidas", segundo a divulgação do produto. Essas "cenas estendidas" mostram mais do que o público assistiu impressionado na TV: consumo de drogas, nudez e sexo explícito.

A novela foi remontada para o formato de série. Dos 64 capítulos originais, a nova versão ficou com 25, cada um com 55 minutos de duração. A responsável pela edição foi Valéria Barros, supervisionada por Mauro Mendonça Filho, diretor de núcleo da novela de Walcyr Carrasco.

"Tudo é uma questão de síntese e fazer a história andar mais rápido. Ficou ótimo, não tem aquelas repetições de novela. Os capítulos terminam sem um gancho de abrir a porta e 'estou aqui', sempre chegando no final das coisas. A história é muito mais dinâmica", explica Mendonça ao UOL.

Mais drogas e mais sexo - Sobre as cenas estendidas, o diretor afirma que "são mais de drogas e sexo". No DVD, Larissa (Grazi Massafera) aparece consumindo crack e Bruno (João Vitor Silva), cocaína, mais explícito do que na TV.


"'Verdades Secretas' conquistou, ao longo da novela, uma credibilidade de mostrar consumo de drogas, mostrar que as pessoas consomem porque estão buscando coisas e não aquela hipocrisia de dizer que a droga é um elemento maléfico. Ela é um elemento maléfico sim, mas as pessoas consomem porque vão em busca. O consumo de droga na exibição ao vivo foi um pouquinho mais velado", explica o diretor.

"Para eu poder chegar naquela Cracolândia e mostrar todo mundo fumando crack, eu tive que ir devagar no começo. No seriado, com a coisa já estabelecida e buscando um público internacional, posso mostrar mais explícito o consumo de drogas. Aparece mesmo. É falso, claro", complementa.

As cenas de sexo, que surpreenderam o público acostumado às novelas tradicionais, serão mais frequentes no DVD, principalmente as do início da trama. A transa entre Alex (Rodrigo Lombardi) e Samia (Alessandra Ambrosio), que na TV se resumiu aos seios da top model e o bumbum do galã, ficará mais picante no formato de série.

"No começo, também havia uma preocupação de não chocar tanto o público com uma pegada sexual. Do meio em diante, achamos uma linguagem bem explícita. Tanto a empresa [Globo] quanto nós vimos que o público não tinha se chocado. Remontamos as primeiras cenas no começo, mais sexuais, mais com uma duração um pouco maior, deixando a sexualidade visível", diz Mendonça.

Para o diretor, o público que comprar o DVD não se chocará porque esperam assistir às cenas explícitas: "Quando as pessoas pagam, não querem ver uma coisa velada, querem ver tudo. Na TV aberta é o contrário, a imagem está chegando em casa, tem que ter certo cuidado".

Novela feita como série - A ideia de reeditar "Verdades Secretas" foi de Mauro Mendonça, que tinha acabado de trabalhar na série "Dupla Identidade" (2014) e dirigiu a novela como se fosse um seriado. Para ele, a linguagem de série está transformando a forma de fazer novelas e outras produções na TV.

"Seriado é uma revolução na dramaturgia de televisão, todo mundo tem um seriado pelo qual é apaixonado e está ensinando muitas coisas, sofisticando mais o público, as coisas são menos didáticas, é muito próximo do cinema. Para o mercado, é ótimo. Grandes atores fazem seriado, os textos são ótimos e está difícil sair de casa para ver um drama. Cinema vende muita "pipoca", no sentido metafórico. É muito espetáculo visual louco ou para se divertir. A TV vem pegando muito o lugar do drama", opina.

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário