terça-feira, 12 de julho de 2016

Branca lançará moda em pleno século 19


O grande dia chegou e o casamento de Branca (Nathalia Dill) e Xavier (Bruno Ferrari) promete parar Vila Rica! A jovem tanto teimou que conseguiu arrastar o amado para o altar e a cerimônia será com toda a pompa e circunstância que ela sempre sonhou – a começar pelo vestido, luxuosíssimo.

A peça é toda feita de renda francesa bordada com pérolas e um adorno na cabeça em formato de coroa dá ainda mais brilho à produção. Além de toda ostentação, um detalhe faz a diferença: Branca Farto está lançando moda em pleno século 19!

O fato é que, naquela época, não era usual as noivas se casarem de branco e a personagem chegou a deixar sua "titi" Alexandra (Juliana Carneiro da Cunha) horrorizada ao escolher a cor do vestido. "Quando o Mario Teixeira (autor da trama) escreveu sobre o casamento, eu falei que as noivas não usavam branco. Ele achou isso incrível e aproveitou esse conhecimento para criar uma cena em que ela diz que enjoou no vestido antigo e agora quer casar de branco", conta a figurinista da novela, Paula Carneiro.

 Até meados do século 19, o costume era que as noivas usassem seus melhores vestidos para se casar, e eles podiam ser de qualquer cor. "Quem lançou a moda foi, na verdade, a Rainha Vitória, ao se casar inteiramente de branco com o príncipe Albert, em 1840. A partir daí, a cor branca no vestido passou a simbolizar pureza e castidade", explica a historiadora Rosana Lobo.

No entanto, se tem uma coisa que Branca está longe de ser, é casta! "Ela está em 1808 e lembramos que nem é mais virgem. Como a moda do branco com este significado ainda não tinha pegado, não chega a ser um escândalo... É simplesmente fora do comum. A personagem não chega a ser 'à frente de seu tempo', como a Joaquina (Andreia Horta), mas gosta de chamar a atenção. Então, o branco vem a calhar", conclui a pesquisadora.

Fonte: Gshow

Nenhum comentário:

Postar um comentário