Foi uma coisa que pegou todo mundo de surpresa na Globo. "Alma Gêmea", novela de 2005 de Walcyr Carrasco, e que já havia sido reprisada pelo "Vale a Pena Ver de Novo" entre 2009 e 2010, seria a bola da vez para substituir "Anjo Mau" na faixa.
Tudo estava certo com a Classificação Indicativa, tanto que nesta semana, o Diário Oficial da União liberou a sua reprise, classificando a versão editada para "não recomendada para maiores de 10 anos". Oficialmente, a Globo não confirmava nada, mas muita gente dentro do canal já dava como certa a escalação.
Só que assim que a noticia vazou, a Globo se tocou das semelhanças entre "Alma Gêmea" e "Êta Mundo Bom", novela das 18h no no ar atualmente. A principal delas, e bem mais notória, são as vilãs: Cristina ("Alma Gêmea") e Sandra ("Êta Mundo Bom") são interpretadas pela mesma atriz, Flávia Alessandra.
As duas também fazem maldades querendo o amor e o dinheiro de alguém - Rafael (Du Moscovis) no caso de "Alma Gêmea", Candinho (Sérgio Guizé) em "Êta" -, além de terem o cabelo com o mesmo tom de cor e de tamanho: louro platinado e na altura dos ombros.
Outras semelhanças também são visíveis, como o núcleo cômico sediado numa fazenda, mas como as maldades de Sandra são o principal chamariz de Ibope para a novela das 18h, preferiu-se não arriscar.
A substituta será a segunda opção que se tinha para o horário: o remake de "Ti Ti Ti", escrito por Maria Adelaide Amaral, que foi ao ar entre 2010 e 2011, com Alexandre Borges, Murilo Benício, Claudia Raia, Malu Mader, Ísis Valverde e Caio Castro nos papéis principais. Curiosamente, Maria Adelaide emplacará duas tramas seguidas no horário, já que "Anjo Mau", de 1998, também é de sua autoria.
Vale ressaltar que não é a primeira vez, nem de longe, que a Globo muda a sua reprise da tarde. Três casos são bem clássicos: em 2004, quando iria decidir a substituta da primeira reprise de "Anjo Mau", a Globo escolheu "Estrela Guia", de 2001. Porém, a dupla Sandy & Júnior acabou não renovando seu vínculo com a emissora naquele ano, e a reprise subiu no telhado. A substituta acabou sendo "Corpo Dourado", de 1997.
Já em 2013, outro problema: a Globo anunciou em seu site que reprisaria "Cobras & Lagartos", logo após a novela "O Profeta", colocando sinopse e foto de divulgação do personagem Foguinho (Lázaro Ramos), o mais popular da trama, e com a promessa de subir o Ibope do horário. Entretanto, de repente, tudo isso sumiu e foi anunciado "O Cravo e a Rosa", de 2000. Ninguém entendeu nada.
Mas o mais notório e conhecido caso é antigo, de 1990. Naquela ocasião, a Globo divulgou em chamadas na TV a reprise da novela "Sassaricando", de 1987 - que hoje serve como base para a novela "Haja Coração", das 19h. A Globo deu data de estreia para esta reprise e atiçou o público. Porém, alguns dias depois, as chamadas sumiram e foi anunciado "Pão Pão Beijo Beijo", de 1983.
"Ti Ti Ti" deve estrear no "Vale a Pena Ver de Novo" logo após as Olimpíadas do Rio, em agosto. Procurada, a Central Globo de Comunicação disse que ainda não tem a confirmação da reprise escolhida. Questão de tempo.
Fonte: Na Telinha
Nenhum comentário:
Postar um comentário